sábado, 12 de setembro de 2009

Oportunidades em Barra de São Pedro

A barragem dos algodões construída em 1985 pelo governo do estado é um potencial que espera idéias e projetos para o desenvolvimento de suas margens ( piscicultura, irrigação e lazer ) gerando renda para esta região, não só de Barra de São Pedro como de regiões circunvisinhas.

A Serra do Inácio com suas terras propícias com seus cultivos de mandioca e caju necessita de projetos de agroindústria e de beneficiamento.


A exploração mineral – atualmente, está sendo construído o ramal principal da transnordestina que ligará os portos de Suape no Recife e Pecém no Ceará, aos estados do Piauí e Maranhão. A finalidade desta conexão é a exploração de jazidas de minérios de ferros na fronteira do Distrito da Barra de São Pedro e Simões no estado do Piauí.

Os povoados de Vidéu, Extrema, Passagem das Pedras, Jatobá e Cara Branca precisam retornar a aproximação com Barra de São Pedro e melhorar muitos aspectos de necessidades básicas como saúde, educação e saneamento. Pois, somente, em conjunto é que podemos almejar a sonhada soberania para a solução de problemas comuns.

Atualmente a exploração mineral de jazidas de minério de ferro encontradas em localidades próximas a Barra de São Pedro, e a transposição da estrada de ferro transnordestina que ligará os portos de Suape no Recife e Pecém no Ceará aos estados do Piaui e Maranhão vem gerando muitas espectativas na população.

Há incentivos com recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar ( pronaf ) para bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, avicultura e piscicultura.

A paviementação da PE 630 e a água encanada da adutora do oestevem se tornando um desejo cada vez mais importante para a nossa região, inclusive toda infra-estrutura construida, como tubulações e terra - planagem, necessitamos somente do interesse do poder público.

(por Engenheiro Agronomo, José Tadeu Delmondes)

2 comentários:

  1. Estou buscando informações sobre Barra de São Pedro entre os anos 20, 30 e 40. Na realidade, busco pistas de familiares que por lá viveram, vindos do Ceará. A origem deles é São José do Egito,migraram para o CE em 1911 - quando Dantas Barreto assumiu o governo desmontando as antigas oligarquias - e depois voltaram para Barra de São Pedro. O nome dele é José Ferreira de Santana (Coronel Cazuza Santana). Procurei encontrar na net o sr. José Tadeu Delmondes mas não consegui localizar um contato com ele. Meu e-mail é luiza_ipaumirim2yahoo.com.br
    Agradeço se conseguir algum contato.
    Luiza

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo e-mail: luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
    Blog: http://alagoinha.ipaumirim@blogspot.com

    ResponderExcluir