sexta-feira, 11 de setembro de 2009

História da Barra antes de 1960

A região de Barra de São Pedro era conhecida na época do ciclo do gado ( 1750 ) como barra do rio ; região de terras férteis e propícias para a criação de gado.

Os primeiros currais de gado como o de Pau Darco, Queimadas e Serra Preta foram fundados aqui, desbravando o sertão e expulsando os índios, deixando para trás, mulheres e crianças que não podiam fugir da audácia dos invasores e colonizadores.

Os índios, estrategicamente, habitavam nas proximidades das fontes naturais de água. Muito conhecida dos mais antigos, foi a fonte do Limoeiro, hoje denominada de Cacimba do Caracuí, cujo nome é uma homenagem a Virgínio José Delmondes e outros mais descendentes dos povos do Cariri. Podemos adiantar que os Cariris foram os povos mais antigos que existiam por aqui, antes da chegada dos colonizadores, segundo os historiadores do assunto, os mesmos chegaram ao Sertão no século X provenientes da região amazônica e que no sertão são encontrados muitos vestígios, como as butijas ( urnas funerárias enterradas ) e a pedra do corisco ( machadinha do neolítico ). A fonte de água do Poço Preto ou Luanda, é uma referência, aos escravos fugidos das fazendas de criação de gado e engenhos da zona do litoral.

0 comentários:

Postar um comentário