sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A emancipação de Barra de São Pedro

Barra de são Pedro foi emancipada em 28 de setembro de 1928 tendo como seu primeiro prefeito Manuel Braga, e como Sub-prefeito Ovídio de Lira Baia e Antonio Bezerra como presidente do Conselho Municipal.
Em decorrência de disputas pessoais, pela administração do Cartório Local, o prefeito da recém decretada cidade de Barra de São Pedro Manuel Braga foi assassinado na cidade de Ouricuri . Barra de São Pedro não era parte do municipio de Ouricuri, mas em decorrência da instabilidade politica que ocorria na época; foi no ano de 1937 incorporada a cidade de Ouricuri , até as eleições de 1946, recebendo dali por diante a denominação de Ibiaçaba.
Depois da incorporação de Barra De São Pedro; então Ibiaçaba á cidade de Ouricuri não foram mais realizadas eleições devido a manobras politicas e acordos realizados na época pelo Sr. Antonio Bezerra da Costa com políticos e comerciantes de Ouricuri, manobras estas ainda sem esclarecimentos depois disso o nome de Ibiaçaba foi mudado para Manacá.
Atualmente o pacto realizado entre a cidade de Ouricuri e Barra de São Pedro depende, da decisão própria dos municipes. Nos pleitos normais oferecidos a cada quatro anos é oportuno que se escolham candidatos que conheçam a nossa história e que estejam comprometidos com a independência total de Barra de São Pedro.
(por Engenheiro Agronomo, José Tadeu Delmondes, revisado por Renata Delmondes)

Um comentário:

  1. Moro em Jatobá povoado aqui ao lado da nossa querida Barra de São Pedro... Sou totalmente a favor da emancipação da nossa querida Barra de São Pedro. Emancipar para crescer. É isso ai, vamos que vamos barra de São Pedro

    ResponderExcluir